Respostas
Resposta:
Ecumenismo é a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs. É um processo de entendimento que reconhece e respeita a diversidade entre as igrejas. A ideia de ecumenismo é exatamente reunir o mundo cristão. Na prática, porém, o movimento compreende diversas religiões inclusive aquela não cristã.
Explicação:
O movimento ecumênico é uma realidade dinâmica e em contínua transformação a partir dos novos tempos, novos contextos e novos sujeitos que se integram no diálogo sobre a oikoumene, como as culturas e as religiões. O objetivo deste estudo é investigar como esse fato implica em uma reconfiguração do universo semântico do conceito “ecumenismo” em nossos tempos. E procede analisando os desafios e as contribuições que os novos atores culturais e religiosos apresentam para o diálogo ecumênico na região. Conclui que emergem daí significativos elementos para a elaboração de uma teologia ecumênica latino-americana.
– Os abusos de membros da Igreja: venda de cargos eclesiásticos, comércio de artigos religiosos (relíquias), de indulgências (venda do perdão dos pecados) e comportamento inadequado ao clero (vida luxuosa e mundana que se contrastava com a espiritualidade de cristãos e da própria doutrina defendida pela Igreja)