As fontes de energia podem se classificadas como renováveis, inesgotáveis e não renováveis. Explique as diferenças existentes entre elas e dê exemplos.
Respostas
Resposta:
Recursos inesgotáveis
Os recursos inesgotáveis são aqueles que não acabam, sendo representados principalmente pelo vento e luz solar. O uso de energia eólica, por exemplo, embora não leve ao esgotamento do vento, causa um grande impacto visual no local em que são instalados os aerogeradores, além de afetar o comportamento de migração das aves e estar associado à poluição sonora.
O que são as energias renováveis?
As energias renováveis são energias resultantes de recursos renováveis, ou seja, são inesgotáveis, como a energia hídrica, maremotriz, geotérmica e as novas energias emergentes, como a energia solar, eólica e de biomassa.
O que são as energias não renováveis?
As energias não renováveis são energias provenientes de recursos não renováveis, ou seja, são energias que tendem a acabar com o uso no decorrer do tempo, como, por exemplo, o petróleo e o carvão mineral. O urânio não pode ser classificado como uma fonte de energia renovável, pois sua formação na natureza leva milhões de anos. Caso se esgotem todas as reservas desse elemento químico, as gerações futuras não contarão com o acesso a novas reservas.
Explicação:
Fonte: Portal Solar / Título: Fontes de Energia Renováveis: Tudo o que você precisa saber
Fonte: Dinâmica Ambiental / Título: Entenda o que são recursos inesgotáveis e a importância em seu gerenciamento