© Leia o trecho e responda as questões 5 e 6. E assim, aos poucos, ela se esquece dos socos, pontapés, golpes baixos que a vida lhe deu, lhe dará. A moça - que não era Capitu mas também tem olhos de ressaca - levanta e segue em frente. Não por ser forte, e sim pelo contrário: por saber que é fraca o bastante para não conseguir ter odio no seu coração, na sua alma, na sua essência. E ama, sabendo que vai chorar muitas vezes ainda. Afinal, foi chorando que ela, você e todos os outros vieram ao mundo. Fragamento do Romance 'Dom Casmurto", de Machado de Assis. 5. Em "... que a vida lhe deu...", o pronome relativo "que" retoma qual(is) palavra(s) no texto. socos, pontapés, golpes baixos...". 6. O item que apresenta uma oração subordindada adjetiva explicativa é (A)"...golpes baixos que a vida lhe deu, lhe dará.". (B) por saber que é fraca o bastante para não conseguir...". (C) "... foi chorando que ela, você e todos os outros vieram...". (D) que não era Capitu mas também tem olhos de ressaca...".
Respostas
5. O pronome relativo "que" retoma "socos, pontapés, golpes baixos".
6. O item que apresenta uma oração subordinada adjetiva explicativa é:
(D) "que não era Capitu mas também tem olhos de ressaca...".
Explicação:
5. Em "aos poucos, ela se esquece dos socos, pontapés, golpes baixos que a vida lhe deu", o pronome em negrito retoma e substitui os termos grifados. Por isso, é classificado como pronome relativo.
Note que esse pronome poderia ser substituído por esses termos:
"a vida lhe deu socos, pontapés, golpes baixos".
6. A oração "que não era Capitu" se refere ao substantivo "moça", caracterizando-a, por isso tem valor de adjetivo, sendo classificada, então, como oração adjetiva.
É adjetiva explicativa porque acrescenta uma informação NÃO essencial para a identificação dessa moça. Isso fica evidente pelo fato de essa oração estar separada de "moça" por travessão.