Na América portuguesa havia várias regiões econômicas e diversas “sociedades”. Mesmo sendo essencialmente escravistas, a sociedade colonial açucareira possuía certa complexidade. Assinale a alternativa que apresenta característica da sociedade colonial: *
Era constituída de senhores de engenho, lavradores de cana; comerciantes; artesãos; especialistas na produção e africanos escravizados.
A casa-grande, moradia do senhor e de sua família; a senzala, habitação dos escravizados; a capela; e a casa de engenho, constituída de moenda, fornalhas, casa de purgar.
Era constituída de Senhores de engenho, os proprietários das terras, do maquinário e dos escravizados e homens livres.
Abrigava apenas a casa-grande, a moenda e a casa de purgar onde era produzido o açúcar.
me ajudem por favor!
Respostas
respondido por:
3
É correta a alternativa A, tendo sido a sociedade colonial estabelecida em bases socialmente injustas, com uma pequena parcela de pessoas (os senhores de engenho) no topo da pirâmide social e uma grande quantidade de pessoas sem qualquer direito na base (os escravizados).
Nas partes intermediárias desta pirâmide social ficavam os homens livres que se dedicavam a diferentes atividades. Havia desde os pequenos agricultores que atendiam ao mercado interno, mais próximos da base, aos comerciantes e especialistas, mais próximos do topo e geralmente ligados de algum modo com a Coroa Portuguesa.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás