3-A crónica sugere uma relação entre a cor da pele das personagens e sua condição social desfavorecida. Levando em conta que o texto foi escrito em 1965, com que objetivo o narrador parece propor essa relação: desqualificar os afrodescendentes ou retratar criticamente uma realidade? Justifique sua resposta com elementos da crônica.
Respostas
Resposta:
Retratar criticamente um realidade
Explicação:
No texto diz,"eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida".
O autor, Fernando Sabino, tem como objetivo retratar criticamente uma realidade, vivida por pessoas negras naquela época, sendo alvo do racismo e da desigualdade social. Na crônica, o narrador diz buscar o "pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um".
A história se passa em um bar na Gávea, bairro de classe alta na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde o narrador entra para tomar um café e se depara com uma família composta por pessoas negras, pai, mãe e filha.
No trecho, "Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, [...]", a figura das pessoas negras ao fundo do ambiente, de imagem humilde e contida pode ser considerada como uma representação do racismo e da não-aceitação de pessoas negras em diversos ambientes, principalmente em ambientes ricos e elitistas.
"A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali." Já neste outro, o olhar da mãe em busca de aceitação e pertencimento representa bem a sensação de não-pertencimento e a busca por aceitação e a conquista de espaços por pessoas negras na época.