Você é gerente de recursos humanos de uma grande indústria que acaba de tomar uma importante decisão: vai terceirizar suas atividades de logística e distribuição, contratando uma empresa prestadora de serviços, para que possa concentrar seus esforços em sua função principal, que é a fabricação dos produtos.
Respostas
Resposta:
A análise do campo de força é composta pelos seguintes passos básicos:
Passo 1: Definição da situação atual, que nesse caso corresponde à decisão de terceirização e à consequente redução do quadro funcional.
Passo 2: Definição da situação desejada, que nesse caso consiste na contratação da empresa terceirizada e na minimização dos impactos dessa mudança sobre a equipe remanescente.
Passo 3: Identificação das forças propulsoras, que nesse caso podem incluir questões como o foco na atividade principal da empresa, o aumento da qualidade e a redução de custos.
Passo 4: Identificação das forças restritivas, que nesse caso podem conter questões como a dependência do fornecedor, a ingerência sobre o processo terceirizado e o impacto no desempenho do quadro remanescente (pelo medo de novas demissões, por exemplo).
Passo 5: Análise das forças apuradas, buscando formas de eliminar ou ao menos reduzir as forças restritivas, e também formas de fortalecer ou ampliar as forças propulsoras.
Passo 6: Montagem do plano de ação, definindo como atuar sobre cada uma das forças, viabilizando o controle de seus impactos, tanto os positivos como os negativos.
Explicação:
A noção por trás da Análise do Campo de Força é que as situações são mantidas por meio de um equilíbrio entre as forças que impulsionam a mudança, e muitas outras que resistem à mudança, como mostrado anteriormente. Para que a mudança ocorra, as forças positivas precisam ser reforçadas e as forças de resistência enfraquecidas.Frente ao exposto, defina as etapas necessárias (situação atual, situação desejada, forças propulsoras, forças restritivas, plano de ação) para a aplicação da técnica escolhida, fazendo um breve comentário sobre cada uma dessas etapas e relacionando-as ao cenário atual.