Respostas
Resposta:
AIDS: doença sem cura que é causada pelo vírus HIV. Esse vírus destaca-se por sua capacidade de atacar as células de defesa do organismo, afetando gravemente o sistema imunológico. Assim sendo, um paciente com AIDS apresenta maiores chances de complicações ao adquirir doenças consideradas simples.
Catapora: também conhecida como varicela, é uma doença causada por um vírus chamado de varicela-zóster. O doente apresenta febre alta, mal-estar e cansaço. Após algum tempo, observa-se o surgimento de lesões avermelhadas na pele que coçam muito.
Dengue: doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Apresenta como sintomas dor na cabeça e atrás dos olhos, dores nas articulações, febre alta, cansaço e manchas na pele.
Gripe: doença causada pelo vírus Influenza, o qual é contraído pelo contato com saliva e secreção contaminada do doente. Seus sintomas principais são febre, prostração, dores musculares e de cabeça, tosse, corrimento nasal e obstrução nasal. A doença pode ser prevenida com vacina.
Poliomielite: é causada pelo poliovírus e encontra-se erradicada no Brasil desde 1990. Ela é conhecida por sua capacidade de causar a paralisia flácida, uma manifestação que se caracteriza por fraqueza, paralisa e redução do tônus muscular.
Rubéola: é causada pelo vírus do gênero Rubivírus e ocasiona febre moderada e erupções cutâneas avermelhadas.
Explicação:
→ Características dos vírus
Os vírus são organismos que apresentam, como principal característica, a ausência de células, ou seja, são organismos acelulares. Eles apresentam uma estrutura relativamente simples, sendo formados por um ácido nucleico (DNA, RNA ou os dois) envolto por uma cápsula de proteína. Alguns vírus apresentam ainda um envelope membranoso, que é derivado da membrana plasmática das células hospedeiras.
Os vírus são estruturas formadas por uma cápsula que envolve o material genético.
Os vírus não possuem enzimas metabólicas nem formas de produzir proteínas, sendo necessário parasitar uma célula para conseguir realizar a sua reprodução. Devido a essas características, diz-se que os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
Muito se discute se os vírus são ou não seres vivos. Essa discussão acontece, pois os vírus são acelulares e não apresentam metabolismo próprio. Entretanto, muitos pesquisadores aceitam os vírus como uma forma viva, uma vez que possuem material genético e apresentam capacidade de evoluir.