Um mesma mito pode ser encontrado em outras ver sões. Observe a imagem ao lado, que ilustra o momen to em que Pandora abre o objeto proibido, e comprove essa informação, apresentando um fato presente nessa representação que difere da versão que você leu.
Conforme vimos, os mitos procuram explicar fatos da realidade, fenômenos naturais ou aspectos da condição humana de maneira fantástica.
a) O que o mito de Pandora procura explicar?
b Após fechar o jarro, apenas um espírito fica preso o da Esperança. Em sua opinião, qual é a possível causa de so mente esse espírito ter permanecido preso?
Respostas
Resposta:
a) Na mitologia grega, Pandora ("a que possui todos os dons", ou "a que é o dom de todos os deuses") foi a primeira mulher, criada por Zeus como punição aos homens pela ousadia do titã Prometeu em roubar aos céus o segredo do fogo.
b) Ao abrir a caixa na frente de seu marido, Pandora liberou todos os males que até hoje afligem a humanidade, como os desentendimentos, as guerras e as doenças. ... Para isso lhes deu a esperança: ela é na verdade o pior dos males, pois prolonga o suplício dos homens”.
Explicação:
Epimeteu enfureceu Zeus ao pegar o fogo e dar ao homens. Então, para castigar, Zeus ordenou que fizeste uma mulher parecida com as deusas. Assim Pandora (aquela que tem todos os dons) foi enviada a Epimeteu que agiu precipitadamente e ficou encantado com a bela Pandora. Ela chegou com uma caixa (que parecia mais um jarro) como presente de casamento. Epimeteu pediu para que ela não abrisse a caixa, mas por se curiosa, não resistiu. Quando abriu, Pandora liberou todos os males que até hoje afligem a humanidade, como os desentendimentos, as guerras e as doenças. Ela tentou fechar a caixa, mas só conseguiu prender a esperança. É interessante perceber o motivo de a esperança estar presente entre os males trazidos por Pandora à Terra. Para algumas interpretações, a esperança está guardada e isso é bom. Entretanto, compreendendo a lógica do mito, pode-se ler a história de forma pessimista, pois a esperança está guardada dentro da caixa e a humanidade está sem esperança. Essas duas leituras admitem que a esperança seja algo bom.