1. Leia o trecho do texto a seguir:
"O poema épico inacabado The Faerie Queene, de Edmund Spenser, traz em sua composição uma perspectiva nacionalista, baseada na defesa de virtudes que comporiam a imagem de Gloriana, a fada do título. Essas virtudes seriam: Verdade, Temperança, Castidade, Amizade e Cortesia".
Tendo em vista que, como outros traços do poema, a imagem de Gloriana é uma alegoria, a figura real que parece ser evocada pelo poema e que possuiria todas essas virtudes, seria:
Alternativas:
a) O Papa, pois o poema é na verdade uma defesa da reconciliação entre a Inglaterra e a Igreja Católica.
b) O próprio Spenser, pois ele acredita ser o responsável por recuperar no verso inglês a glória da nação, manchada pelos seguidos conflitos na corte.
c) William Shakespeare, cuja obra é vista como o ápice da arte no período, por isso detentora de todas as virtudes elencadas.
d) A rainha Elizabeth, também conhecida como “Rainha Virgem”, pois o poema é uma celebração da Dinastia Tudor.
e) Na verdade, uma ironia, pois Spenser enxerga o momento em que vive como um símbolo da decadência da moral e dos costumes de outrora.
2) Leia o texto a seguir, sobre o teatro inglês do período Elisabetano:
“Inicialmente, vejamos o que havia em termos de teatro, antes de Shakespeare. No panorama sobre a literatura medieval, lembramos que uma forma incipiente de teatro já existia nas peças de mistérios e milagres. Já no século XV os assuntos seculares vão se infiltrando no drama, em especial nas peças de moralidade e nos interIúdios. As moralidades eram alegorias que usavam idéias abstratas como personagens e tinham o objetivo de ensinar uma lição moral. Os interlúdios eram peças curtas, representadas nas casas dos grandes senhores no meio – daí o nome – de outras atividades, tais como festas e comemorações”.
Podemos considerar, a partir da leitura do texto e dos conhecimentos sobre a era elisabetana, que os fatores fundamentais para o florescimento do teatro no Renascimento Inglês foram:
I – A consolidação de um modo de representação público, que será a marca do teatro Shakespeariano, apresentado sempre na rua e em festivais.
II – A popularização do gênero pelas constantes apresentações feitas em eventos públicos, que abriu espaço para a geração seguinte inserir traços seculares em suas encenações.
III – A inserção dos temas alegóricos na forma de personagens, o que permitiu um futuro distanciamento dos autores dos temas religiosos e da obrigatoriedade de encenar passagens bíblicas.
IV – A integração das unidades de ação aristotélicas em peças curtas, os chamados interlúdios, que se tornou o modelo para todo o teatro inglês do Renascimento.
V – Na verdade, o teatro do Renascimento é justamente uma negação completa dos ideais das peças de mistérios e milagres, que representavam os preceitos da Igreja Católica, e não o pensamento introduzido pelo surgimento do Anglicanismo.
Assinale a alternativa que apresenta os itens considerados corretos:
Alternativas:
a) I, IV e V.
b) IV e V.
c) II e III.
d) I, II e III.
e) Apenas V
Respostas
Resposta:
cadê as respostas. Eu paguei para ter as respostas
Resposta:
1 - d) A rainha Elizabeth, também conhecida como “Rainha Virgem”, pois o poema é uma celebração da Dinastia Tudor.
2 - c) II e III.
Explicação:
1 - O poema se referia a rainha Elizabeth, sendo assim:
d) A rainha Elizabeth, também conhecida como “Rainha Virgem”, pois o poema é uma celebração da Dinastia Tudor.
2 - Os fatores fundamentais para o florescimento do teatro no Renascimento Inglês foram: II – A popularização do gênero pelas constantes apresentações feitas em eventos públicos, que abriu espaço para a geração seguinte inserir traços seculares em suas encenações.
III – A inserção dos temas alegóricos na forma de personagens, o que permitiu um futuro distanciamento dos autores dos temas religiosos e da obrigatoriedade de encenar passagens bíblicas.
Sendo assim a resposta é C
3 - Sobre a obra de Marlowe, pode-se observar que: a dúvida e a angústia de Fausto diante da possibilidade de condenação eterna, e a crescimento da profundidade psicológica de personagens, quase inexistente nas obras anteriores, totalmente alegóricas.
Sendo assim a resposta correta é A
4 - Com base no texto apresentado as asserções corretas são: O poema “Pedro, o lavrador” citado pelo autor já dá indícios da forte influência moral exercida pela Igreja no período medieval e É através do uso de técnicas antigas de escrita literária (do início da literatura inglesa) que Langland se relaciona com o passado.
Sendo assim a resposta correta é B
Espero ter ajudado, :D