A partir das leituras propostas observe algumas características de intertextualidade e hibridez da obra literária. Quais os diálogos do texto com outras áreas, o que está presente na estética, na forma, e na contextualização textual? Coloque-se no lugar de um comparatista e faça uma análise entre a linguagem literária e a cinematográfica. Aponte as principais características de contextos, linguagens e formas.
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A obra literária A invenção de Hugo Cabret apresenta muitos aspectos interessantes: é composta de linguagem híbrida, que envolve imagens e palavras, o que remete à grafic novel, à HQ, ao cinema e às diferentes tecnologias de informação e comunicação.
Sua intenção, entretanto, não é simplificar o acesso à narrativa, mas tratar a imagem como recurso contemporâneo, capaz de exigir competências complexas de compreensão, decodificação e simbolização. A narrativa rompe com o cânone tradicional da leitura literária e se vincula ao tempo presente. Também pelos ingredientes de efabulação, a linguagem enreda o leitor na narrativa e atualiza, por meio da personagem principal, o interesse pelo passado, única forma de desvendar o mistério anunciado no capítulo primeiro.
Na sequência, à medida que evolui, a trama remete à realidade, pois dialoga com a história de Georges Méliès (1861-1938), um dos criadores do cinema, e propõe à discussão do que há de verdade e de ficção no enredo. Esse movimento, que atualiza uma forma de intertextualidade com a história real, supõe a possibilidade de discutir uma importante função da literatura: dar a conhecer um contexto social (a virada do século XIX/XX), especialmente os aspectos culturais e científicos de Paris, um dos mais importantes centros urbanos da época.
Tempo e espaço, além de elementos estruturais da narrativa, são explorados no texto como ícones de um tempo de busca e mudança, capaz de introduzir novas tecnologias, como o cinema, e de conduzir a descoberta/o crescimento pessoal do protagonista, bem como a atualização do passado, pelo resgate da memória de Méliès. Ao serem representados por imagens e por palavras, tempo e espaço valorizam a linguagem do receptor, capturam seu interesse para a efabulação e as relações que ela pode estabelecer com o mundo real.
Por outro lado, ao simular histórias de vida para apresentar aspectos do real, a narrativa cria personagens complexos, imersos em problemas que fazem sentido na contemporaneidade, representados por relações afetivas, perdas, vínculos pessoais com traumas do passado e a necessidade de resolvê-los para poder crescer, projetar o futuro e ser feliz. Nessa perspectiva, oferece ao leitor a oportunidade de vivenciar experiências intensas da vida humana, a partir da linguagem e por meio da ficção.
A leitura literária abre, então, perspectiva para estabelecer relações com diferentes situações de produção e recepção, pois dá conta do contexto social da época apresentada no texto com recursos que interessam o leitor hoje e habilita a estabelecer relações com outros textos, Tom Sawyer, por exemplo, explora recursos das novas tecnologias de comunicação e informação e abre perspectiva de refletir também sobre outras artes, colocando a experiência de criar em interação e diálogo.
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