• Matéria: Saúde
  • Autor: kesia83
  • Perguntado 3 anos atrás

Na cidade de Bambuí, situada no interior de Minas Gerais, para determinar a prevalência e os fatores sociodemográficos associados à depressão, foi aplicado um questionário para identificar os indivíduos com depressão. A amostra representativa da população da cidade acima de 18 anos de idade contabilizou 1.041 participantes. Os episódios depressivos atuais estavam associados ao sexo (maior prevalência no sexo feminino, em comparação ao sexo masculino), à idade (maior prevalência nos mais velhos, em comparação aos mais jovens) e à condição atual de trabalho (maior prevalência entre aqueles que não estavam trabalhando, em comparação aos que estavam). De acordo com os dados fornecidos, qual a classificação epidemiológica do estudo?

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
2

A classificação epidemiológica do estudo é: descritivo e transversal.

O estudo descritivo e transversal caracteriza-se por destacar a definição da questão a que se deseja responder, da população que irá estudar e do método que será adotado.

Essa tipologia de estudo é descritiva, pois realiza a avaliação da frequência e da distribuição de um tópico de estudo. Como, por exemplo, o que ocorre no enunciado da questão em que se estudaram os episódios depressivos de acordo com o sexo, com a idade e com a condição de trabalho.

Bons estudos!

Perguntas similares