A respeito do Objeto Participativo, analise as assertivas a seguir quanto a sua veracidade (verdadeiro ou falso).
I. O Objeto Participativo surge das experimentações dos artistas integrantes do grupo Neoconcreto que, contrários a tendência técnico-científica do Concretismo, buscavam incorporar uma dimensão social na produção artística e a participação ativa do espectador nas obras.
II. Lygia Clark e Hélio Oiticica são os artistas ícones da Arte Participativa no Brasil.
III. As obras Casulos e Relevos Espaciais, criadas por Lygia Clark e Hélio Oiticica, respectivamente, são os primeiros Objetos Participativos desenvolvidos no Brasil.
IV. Os Objetos Sensoriais de Lygia Clark, os Bólides e os Parangolés de Hélio Oiticica, assim como a Roda dos Prazeres de Lygia Pape são objetos participativos.
As assertivas I, II, III e IV são, respectivamente:
A)
V; V; V; V.
B)
V; V; F; V.
C)
V; F; V; F.
D)
F; V; F; F.
E)
F; F; V; V.
Respostas
Sobre a presença do Objeto Participativo no cenário artístico brasileiro:
B) V; V; F; V.
I. VERDADEIRO - O Objeto Participativo surge das experimentações dos artistas integrantes do grupo Neoconcreto que, contrários a tendência técnico-científica do Concretismo, buscavam incorporar uma dimensão social na produção artística e a participação ativa do espectador nas obras.
II. VERDADEIRO - Lygia Clark e Hélio Oiticica são os artistas ícones da Arte Participativa no Brasil.
III. FALSO - As obras Casulos e Relevos Espaciais, criadas por Lygia Clark e Hélio Oiticica, respectivamente, são os primeiros Objetos Participativos desenvolvidos no Brasil.
A criação da série "Bichos", de Lygia Clark é que inaugura efetivamente a participação da autora no movimento Objetos Participativos, quando obra/objeto e espectador/pessoas, atuam de maneira colaborativa e integrante.
IV. VERDADEIRO - Os Objetos Sensoriais de Lygia Clark, os Bólides e os Parangolés de Hélio Oiticica, assim como a Roda dos Prazeres de Lygia Pape são objetos participativos.
Bons estudos!