• Matéria: Filosofia
  • Autor: Lunamanuler032
  • Perguntado 3 anos atrás

Compare o empirismo e o pragmatismo, esclarecendo a posição que cada uma dessas correntes assumiu sobre a metafisica e o conceito de experiência.

Respostas

respondido por: thedigny
0

Resposta:

Empirismo: O empirismo é uma teoria filosófica que argumenta que todo o conhecimento humano deve ser adquirido de experiências sensoriais. Ou seja, a partir de suas vivências, e não instintos ou conhecimento nato, os indivíduos vão adquirindo saberes, consciência e aprendizado. O termo empirismo tem origem na palavra grega empeiria, que quer dizer experiência. Como o próprio nome sugere, essa corrente filosófica valoriza o conhecimento que advém da prática. Dessa forma, a teoria defende que os sujeitos desenvolvem seu aprendizado a partir dos sentimentos, impressões, percepções.

Pragmatismo: Pragmatismo é uma doutrina filosófica cuja tese fundamental é que a ideia que temos de um objeto qualquer nada mais é senão a soma das ideias de todos os efeitos imaginários atribuídos por nós a esse objeto, que passou a ter um efeito prático qualquer.

O pragmatismo é um pensamento filosófico criado, no fim do século XIX, pelo filósofo americano Charles Sanders Peirce (1839-1914), pelo psicólogo William James (1844-1910) e pelo jurista Oliver Wendell Holmes Jr (1841-1935). Eles se opunham ao intelectualismo, considerando o valor prático como critério da verdade.

Explicação:

Espero ter ajudado, Boa tarde e Bons Estudos ;).

Perguntas similares