O conhecimento não se forma sem estratégias definidas para esse objetivo. Por mais simples que sejam as ações, estas devem ser tomadas de forma que haja consciência de que se está investindo no conhecimento organizacional. Para Schwandt, Prahalad e Bettis (1986 apud ICHIJO, 2008), as intenções estratégicas, a missão, a visão e os valores constituem os paradigmas da organização. Os paradigmas fazem parte de todo tipo de organização e, dessa forma: I. Definem os assuntos comentados nas reuniões administrativas, a linguagem usada, as principais histórias contadas e as rotinas que são seguidas. II. Estão inseridos na comunicação organizacional. III. Representam os limites que determinam aonde a empresa pode chegar. IV. Estão presentes nas interpretações realizadas com base em dados organizacionais. Assinale a alternativa correta:
Respostas
Sobre o conceito de paradigmas das organizações, temos que as afirmativas corretas são: I, II e IV, apenas.
I. Correta. Os paradigmas componentes das organizações são os responsáveis por realizar a definição dos assuntos que deverão ser levantados durante as reuniões do setor administrativo e definição da linguagem adotada e do que será discutido na reunião.
II. Correta. Os paradigmas devem estar presentes no processo de comunicação organizacional.
III. Incorreta. Não correspondem aos limites aos quais as empresas podem chegar, pelo contrário, possibilitam que as empresas tenham um crescimento constante.
IV. Correta. Os paradigmas para serem interpretados corretamente devem levar em conta os dados organizacionais.
Bons estudos!
Resposta:
a)
Apenas as proposições I, II e IV são verdadeiras.
Explicação: