• Matéria: História
  • Autor: gabyelektra10
  • Perguntado 3 anos atrás

O que a colônia passou a ter apartir de então e a modernização imposta a colônia por sediar uma monarquia europeia

Respostas

respondido por: franklecia2909ff
0

Resposta:

Período Joanino refere-se ao momento da história da colonização brasileira marcado pela presença da família real portuguesa no Brasil. Essa época específica foi iniciada em 1808, quando a Corte portuguesa e D. João VI chegaram ao Brasil, e estendeu-se até 1821, quando esse rei, pressionado pelas cortes portuguesas, optou por retornar para Portugal. Durante esse período, a família real portuguesa habitou a cidade do Rio de Janeiro.

Por que a família real portuguesa mudou-se para o Brasil?

A mudança da família real portuguesa para o Brasil estava relacionada com os acontecimentos na Europa durante o Período Napoleônico. Como forma de enfraquecer economicamente a Inglaterra, Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental, que consistia na proibição às nações europeias de comercializar com a Inglaterra.

Segundo essa política estabelecida por Napoleão, as nações que não aderissem ao bloqueio seriam militarmente invadidas pelas tropas francesas. Portugal não aceitou aderir a esse bloqueio, justamente porque a Inglaterra era sua maior aliada política e econômica. Para fechar essa brecha existente, Napoleão ordenou a invasão da Península Ibérica em 1807.

Com a invasão francesa, Napoleão destituiu o rei espanhol e colocou seu irmão, José Bonaparte, no trono espanhol. Durante a invasão napoleônica em Portugal, D. João VI optou por fugir da presença das tropas francesas e, assim, realizou o embarque às pressas com tudo o que pudesse carregar para o Brasil. A respeito disso, segue o relato de Boris Fausto:

Entre 25 e 27 de novembro de 1807, cerca de 10 a 15 mil pessoas embarcaram em navios portugueses rumo ao Brasil, sob a proteção da frota inglesa. Todo um aparelho burocrático vinha para a Colônia: ministros, conselheiros, juízes da Corte Suprema, funcionários do Tesouro, patentes do Exército e da Marinha, membros do alto clero. Seguiam também o tesouro real, os arquivos do governo, uma máquina impressora e várias bibliotecas que seriam a base da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro|1|.

Perguntas similares