É sabio que a cultura de um povo permanece viva no seu falar. Foi através do ato de contar histórias nas rodas de família, nos eventos culturais comunitários, nas estórias de trancoso, nas fafabulas e nas estórias de assombração que se construiram as raízes culturais e literárias dos povos. Nesta perspectiva se pontua, didaticamente, que a literatura infantil.
Respostas
O texto nos pede uma contextualização da literatura infantil, onde temos a seguinte ideia: A partir do século dezoito a criança passou a ser vista como um ser um ser diferente do adulto.
Nessa mesma fase, a criança passou a ser observada como alguém que possui necessidades e características singulares, pelo que deveria se distanciar da vida dos mais velhos e receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta, e, assim, passaram a desenvolver histórias e leituras direcionadas para esse público em específico.
A literatura infantil nos dias de hoje:
Nos dias de hoje, a literatura infantil, está diretamente ligada ao desenvolvimento da sociedade globalizada, incluiu essas tecnologias na vida das crianças desde cedo, e, com isso, é importante que as instituições escolares auxiliem nessa relação, que já está previamente estabelecida.