"Os vírus desenvolveram uma variedade de estratégias para a sua multiplicação nas células parasitadas do hospedeiro. Apesar de os detalhes variarem de um grupo para outro, o perfil geral dos ciclos de replicação é semelhante" (BROOKS, G. F. et al, 2014).
Sobre as etapas do ciclo viral, assinale a alternativa correta.
A.
O período de maturação é o momento que ocorre logo após a infecção, quando os níveis de vírions intracelulares desaparecem e há uma intensa atividade de síntese.
B.
O período de eclipse corresponde ao momento em que o vírus é liberado de dentro da célula hospedeira, muitas vezes, levando à sua morte.
C.
O momento no qual há maior detecção de vírus é quando ele está realizando uma alta atividade de síntese, sendo, assim, o melhor período para realizar um exame de detecção.
D.
O conjunto do período de eclipse e do de maturação chama-se latência, que corresponde ao período no qual os vírions ainda não surgiram externamente à célula.
E.
No período de eclipse, o vírus ainda apresenta infecciosidade, e, ao entrar no período de maturação, o vírus perde sua infecciosidade.
Respostas
Resposta:
maminha o opinião eu acho que é a letra (E) mais não tenho certeza
Resposta:
O conjunto do período de eclipse e do de maturação chama-se latência, que corresponde ao período no qual os vírions ainda não surgiram externamente à célula.
Explicação:
O ciclo viral se constitui de dois períodos principais: o período de eclipse e o de maturação. Conjuntamente, eles formam o período de latência, no qual os vírions recém-sintetizados ainda não foram para fora da célula, sendo, assim, indetectáveis. No período de eclipse, que ocorre logo após a infecção, o vírus perde sua infecciosidade e os níveis de vírions desaparecem, apesar de haver um acúmulo de ácido nucleico viral. Esse período corresponde ao de alta atividade de síntese. Por sua vez, no período de maturação, há reorganização dos componentes virais e formação de novos vírions. O momento no qual há a maior detecção do vírus é após o período de latência, depois que os vírus são liberados da célula para o meio extracelular.