Respostas
Resposta:1. Leia o texto proposto com atenção
Um dos maiores erros cometidos ao escrever uma dissertação é o candidato fugir do tema, por não conhecer a fundo o assunto cobrado ou por se achar despreparado. Isso acaba reduzindo as suas chances de aprovação, uma vez que esse equívoco acaba custando 50% da nota.
Para passar bem longe disso, leia o tema proposto com atenção — e não se esqueça dos materiais de apoio que, geralmente, a prova disponibiliza. Por mais que você não possa copiar informações, dá para construir seus argumentos a partir de algum dado ou afirmação contidos neles.
2. Reflita e anote todas as ideias que tiver sobre o tema
Uma produção textual perfeita se origina de um bom planejamento. Isso significa que, para escrever uma boa redação, você precisa formar uma espécie de esqueleto do texto. Para isso, escolha uma abordagem para o tema, elenque os argumentos que utilizará para defender a sua tese e anote as ideias que tiver sobre o assunto.
Sendo assim, não se esqueça de:
identificar o tema;
definir a tese a ser defendida;
traçar as bases de defesa, ou seja, a argumentação que sustentará a tese (utilize três argumentos);
definir, entre os argumentos, uma ordem do mais forte para o menos impactante;
elaborar uma boa proposta de intervenção.
Além de ajudar na construção do esqueleto, essa prática ainda contribui para que você não faça rasuras na folha de resposta. Esses erros, em geral, acontecem quando o candidato está distraído demais ou não sabe quais palavras usará em seguida.
Explicação: