a) Observa-se que pessoas que possuem eflúvio telógeno crônico, apresentam cabelos finos, e com o comprimento encurtado, a queixa principal é que o cabelo nunca ganha comprimento, geralmente, em mulheres observa-se raiz com volume e pontas ralas. Nesses indivíduos, como encontra-se o ciclo capilar e em qual das fases o ciclo capilar está alterado?
b) Descreva qual a média de duração do ciclo capilar.
Respostas
Resposta:
Fase anágena consiste no período de crescimento do fio, ou seja, o cabelo se encontra em ativa produção de novas células no folículo piloso. É o período em que a matriz se mantem em atividade mitótica, produzindo o cabelo e a bainha radicular interna. A duração dessa fase varias de 3 a 5 anos.
Fase catágena consiste no período de transição, sinalizando o final da fase anágena. Nela ocorre o encolhimento dos fios, desaparecimento do bulbo capilar e a terminação da raiz fica com aparência de esbranquiçada, nessa fase também ocorre a preparação para o novo ciclo, sendo produzidas as células germinativas. A duração dessa fase varias de 2 a 3 semanas.
Fase telógena conhecida como fase de repouso, o folículo permanecera em repouso de 3 a 4 meses, fase em que consiste no período de queda de fios. Aqui a bainha radicular interna desapareceu totalmente, e na externa resta um saco epitelial que envolve a clava, o cabelo é eliminado após
2 a 4 meses. O pelo é eliminado com a clava limpa, sem o saco epitelial. Esta fase não é inativa e apresenta uma atividade metabólica intensa, controlando a fase de expulsão dos fios. O ciclo se repete a cada 4 ou 5 anos de forma ininterrupta.
Explicação:
Ao se considerar sobre ciclo capilar, no primeiro caso o ciclo capilar encontra-se no seu final com alteração na fase anágena sendo que a média de duração é de 4 a 5 anos de maneira ininterrupta.
Principais detalhes sobre ciclo capilar
O ciclo capilar é entendido, de maneira geral, como as etapas relacionadas com o crescimento e desenvolvimentos dos fios de cabelo desde o seu surgimento até eliminação final ocorrendo, de forma ininterrupta, em períodos de 4 a 5 anos.
As fases relacionadas com o ciclo capilar incluem as seguintes:
- Fase anágena: tem uma duração de 3 a 5 anos realizando o crescimento do fio que está em produção de células novas do folículo piloso;
- Fase catágena: tem duração de 2 a 3 semanas consistindo, assim, no período de transição. Ocorre encolhimento dos fios preparando para o início de um novo ciclo.
- Fase telógena: tem uma duração de 3 a 4 semanas sendo o período de repouso controlando a expulsão dos fios contendo, assim, uma atividade metabólica intensa.
Nesta dinâmica, podem surgir problemas no ciclo capilar como o eflúvio telógeno crônico apresentando perda de cabelo abundante por um período mínimo de 6 meses, sendo confundido com alopecia ocorrendo por um tempo determinado e curto.
Neste sentido, a ocorrência do eflúvio telógeno crônico está relacionada com a interrupção constante do crescimento vinculado à raiz do folículo capilar causando, assim, redução na sua densidade especialmente na área temporal da cabeça.
Para saber mais sobre ciclo capilar: https://brainly.com.br/tarefa/39182588
OBS: Orçamento e atendimento somente no whats acima.
OBS: Para trabalhos futuros, salve o contato.