ma característica marcante dos quadrinhos de Mauricio de Sousa é o uso da intertextualidade. Em relação à isso observe o trecho a seguir:
“Desde o início das revistas, nos anos 70, o quadrinista teve uma preocupação em misturar a fantasia e o imaginário com acontecimentos reais, algo que de fato pudesse acontecer no universo infantil, para uma maior aproximação com as crianças; além de preencher as histórias com eventos atualizados de cada época. No entanto, no anseio de atingir o cômico e preservar o público conquistado na tenra idade, os recursos intertextuais foram se tornando mais específicos, sofisticados, e o que se vê hoje são histórias plenas de alusões, citações, paródias e paráfrases das mais variadas fontes do mundo real: filmes, contos de fadas, clássicos da literatura universal, músicas e programas de televisão. Sejam elas discretas ou audaciosas, estão cada vez mais presentes nas historinhas, sempre buscando atingir o riso com o que há de mais recente na mídia”.
VERDOLINI, Thaís Helena Affonso. A intertextualidade nos quadrinhos da Turma da Mônica. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, v. 7, n. 1, 2016, p. 2
Qual dos personagens da turma da Mônica pode ser um exemplo da relação de Maurício de Sousa com a intertextualidade apontada na citação?
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
personagens inspirados em jogadores de futebol : Pelezinho , Neymar Jr.
Explicação:
a ideia do personagem Pelezinho não é tão nova assim, mas com a criação do Neymar Jr. trouxe também a tona a temática do futebol que aproxima vários leitores das suas realidades afetivas ou de admiração pelo futebol ou os famosos jogadores. Esses personagens são reais do Mauricio de Sousa.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás