Habilidade: XII – desenvolver trabalho didático empregando os códigos de diferentes linguagens utilizadas por crianças, bem como os conteúdos pertinentes aos primeiros anos de escolarização, relativos a Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Ar
Leia os textos a seguir.
Texto I
Pode-se dizer que no início do desenvolvimento predomina a dimensão subjetiva da motricidade, que encontra sua eficácia e sentido principalmente na interação com o meio social, junto às pessoas com quem a criança interage diretamente. É somente aos poucos que se desenvolve a dimensão objetiva do movimento, que corresponde às competências instrumentais para agir sobre o espaço e meio físico.
Fonte: BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v
Texto II
Quanto menor a criança, mais ela precisa de adultos que interpretem o significado de seus movimentos e expressões, auxiliando-a na satisfação de suas necessidades. À medida que a criança cresce, o desenvolvimento de novas capacidades possibilita que ela atue de maneira cada vez mais independente sobre o mundo à sua volta, ganhando maior autonomia em relação aos adultos.
Fonte: BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v.
Desta forma, podemos analisar que a brincadeira de luta para crianças entre cinco ou seis anos
I – Envolve intensa troca afetiva entre as crianças.
II- Estimula a violência, externalizando sentimentos de raiva.
III- Compreende o papel expressivo dos movimentos.
Com base nas informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Respostas
Em relação as brincadeiras que envolvem luta é possível definir como resposta correta a alternativa correta somente a II, sendo que esse tipo de brincadeira acaba por estimular a violência, não promovendo troca afetiva e sem momento de compreensão em relação aos movimentos.
A importância das brincadeiras na educação
As brincadeiras são de imensa importância na educação infantil e em todas as fases da infância, sendo que elas propiciam o desenvolvimento, a interação, a evolução motora, emocional e intelectual.
As brincadeiras na educação infantil podem ser livres ou podem englobar um plano em que o professor utilize as brincadeiras como recurso para desenvolver conteúdos importantes para o desenvolvimento.
Saiba mais sobre a importância das brincadeiras na educação infantil: https://brainly.com.br/tarefa/43952283
Resposta:
Explicação: