b) Quais os significados dos confrontos armados que culminaram no 2 de julho de 1823, na Bahia?
Respostas
Os confrontos armados que culminaram no dia 2 de julho de 1823, na Bahia, são o fim das batalhas pela Independência do Brasil.
Guerra de Independência do Brasil
Para vencer as tropas portuguesas contrárias à Independência do Brasil, o novo governo imperial contratou tropas militares inglesas e francesas. O novo imperador D. Pedro I enfrentou opositores em diversas províncias do país.
As províncias eram estratégicas para a manutenção da unidade territorial do país, que ainda não possuía uma identidade nacional e de povo. Cisplatina (hoje Uruguai), Grão-Pará, Maranhão, Piauí e Bahia se rebelaram contra o primeiro imperador brasileiro.
Com a Proclamação da Independência, a Bahia se tornou palco de lutas sangrentas entre apoiadores da colonização e apoiadores da independência. Algumas vilas se uniram para a expulsão de tropas portuguesas presentes no estado.
O novo governo brasileiro enviou como apoio navios comandados por Rodrigo de Lamare e Pierre Labatut (das campanhas napoleônicas), desembarcando em Maceió (Alagoas) e reforçados por tropas de Pernambuco e Rio de Janeiro, que marcharam à Bahia para apoiar os rebeldes brasileiros.
Com os bloqueios terrestres pelas tropas a pé e os bloqueios navais do inglês Thomas Cochrane, as tropas portuguesas comandadas por Madeira de Melo abandonaram Salvador em 2 de Julho de 1823, perseguidas até às proximidades de Lisboa.
Para mais informações sobre a resistência à Independência do Brasil, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/51402141
Pintura "O Primeiro Passo para a Independência da Bahia", de Antônio Parreiras.