• Matéria: Biologia
  • Autor: tainaramoreno29
  • Perguntado 3 anos atrás


O que são tratamentos físicos, químicos e biológicos?


Anônimo: Oi, caso precise de ajuda é só entrar em contato através do número (88) 9 9376 8255
Fazemos atividades, tcc, mapas, redações e todo tipo de trabalhos, cobramos bem baratinho.
Se não tiver interesse, favor ignorar.

Respostas

respondido por: lucaskrs92
1

Resposta:

O tratamento físico-químico de efluentes é usado para remover poluentes que não podem ser removidos por processos biológicos convencionais. Esse tipo de tratamento também é usado para reduzir a carga orgânica antes do tratamento biológico.

Explicação:

Um dos efluentes que podem passar pelo tratamento biológico é o Efluente pós-tratamento físico-químico, mas por que o efluente precisa passar pelo tratamento físico-químico antes e qual a diferença entre os do O tratamento físico-químico de efluentes é usado para remover poluentes que não podem ser removidos por processos biológicos convencionais. Esse tipo de tratamento também é usado para reduzir a carga orgânica antes do tratamento biológico. Com isso, a carga orgânica da estação de tratamento de efluentes (ETE) biológica é também diminuída. Por último, as Estações de Tratamento de Água (ETAs) também usam o tratamento físico-químico para tornar a água potávelis tipos de tratamento

O processo de tratamento físico-químico consiste, entre outras, nas seguintes etapas:

1 - Coagulação: aglomera as impurezas que se encontram em suspensões finais (ou em estado coloidal) e algumas que se encontram dissolvidas, em partículas maiores que possam ser removidas por decantação ou filtração. A coagulação usa produtos químicos como sais de alumínio e ferro que reagem com a alcalinidade da água formando hidróxidos desestabilizadores dos colóides e partículas em suspensão.

2 - Floculação: os flocos são agregados, por adsorção, às partículas dissolvidas ou em estado coloidal.

3 - Decantação: nessa etapa os flocos são sedimentados. As partículas são arrastadas até o fundo do decantador, para constituírem lodo químico (formado pela adição de coagulantes, geralmente não naturais).

4 - Separação entre o lodo e os efluentes.

Ao mesmo tempo que são diferentes, os tratamentos biológico e físico-químico são complementares. O ideal é que especialistas façam a coleta de amostras dos efluentes para que possam avaliar e realizar a análise dos diversos parâmetros para recomendar o melhor tratamento. Estamos à disposição para ajudar nessa análise.

Perguntas similares