Segundo o pensador clássico Adam Smith, o liberalismo determinou a filosofia e as políticas econômicas ao conceder ênfase ao mercado para se autorregular, ou seja, as relações entre oferta e procura e a estabilidade da economia seria determinada pelos agentes econômicos e por suas negociações, cabendo ao Estado à mínima intervenção possível nesse processo.
GIMENES, É, R. Estado, Governo e Políticas Públicas. Maringá: Unicesumar, 2018.
Com base no texto exposto que resume o pensamento liberal, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O liberalismo foi e é uma expressão ideológica da burguesia e pode ser considerado como a primeira grande ideologia revolucionária da época moderna
PORQUE
II. Expressou a recusa às formas políticas despóticas da sociedade feudal e tomou o indivíduo como ponto de partida, diferentemente de todas as ideologias anteriores, que haviam se fundado a partir de princípios de caráter transcendente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
Sobre o liberalismo do pensador clássico Adam Smith, esta filosofia e suas políticas econômicas concedem ênfase ao mercado para se autorregular, sendo uma resposta ao mercantilismo vigente em seu período (resposta correta alternativa 3).
Liberalismo
É uma corrente política e moral baseada na liberdade, no consentimento dos governados e na igualdade perante a lei. Geralmente apoiam princípios como governo limitado, direitos individuais (direitos civis e humanos), livre mercado, democracia, liberdade de expressão, liberdade de imprensa e de religião.
Começou a ganhar notoriedade durante o Iluminismo, ganhando popularidade entre filósofos e economistas na tentativa de desafiar diversas normas sociais vigentes na época, como o privilégio hereditário, as monarquias absolutas e a teocracia dos reis. Os liberais também acabaram com as políticas mercantis, monopólios e outras barreiras ao comércio em favor do livre mercado.
Para mais informações sobre o mercantilismo, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/51920674