As descrições de qualquer parte do corpo humano partem do princípio de que ele está em uma posição padronizada de referência chamada posição anatômica. Por exemplo: podemos dizer que o estômago fica na posição inferior ou caudal, ou seja, distante da cabeça ou na parte de baixo de uma estrutura. Dessa forma, em termos de uso, podemos dizer que o estômago se encontra inferior aos pulmões, e essa classificação serve para todo ser humano considerado “normal”. Entretanto, há casos em que é possível identificar a existência de pequenas diferenças morfológicas que não prejudicam a função desempenhada pela estrutura anatômica. Nesses casos, as diferenças são chamadas de variações anatômicas.
Respostas
respondido por:
15
As variações anatômicas podem ocorrer em indivíduos por diversos fatores como a idade, sexo, grupo étnico e biotipo.
Características das Variações Anatômicas
- São caracterizadas por diferenças morfológicas nos elementos que formam um grupo humano, podendo ser externos ou em algum sistema do organismo sem trazer prejuízos funcionais.
- A idade pode influenciar na variação, pois em um recém nascido é possível notar que não há uma calcificação completa de alguns ossos, como no de uma pessoa adulta.
- As variações em sexo são notadas por diversos fatores como ossos pélvicos ou órgãos genitais.
- Em diferentes etnias pode-se notar a variação na pigmentação da pele ou formato da face.
- As variações também acontecem de acordo com o biotipo do indivíduo, ou seja o físico de seus corpos, podendo ser baixo, magro, gordo ou alto.
Entenda mais sobre Variações Genéticas aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/46852575
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás