• Matéria: Pedagogia
  • Autor: MaiaraSalles
  • Perguntado 9 anos atrás

A educação na Escola Nova não diretiva propõe que o estímulo para adquirir novos conhecimentos deve ser interno, ou seja, partir do aluno, o qual precisa ser motivado a alcançar seus próprios objetivos. Assim, em vez dos tradicionais exames escolares, teríamos uma autoavaliação.
ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.94)


Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e após, assinale a que se refere ao papel dos conteúdos na concepção da Escola Nova na vertente não diretiva.
A A organização dos conteúdos seguia a lógica do adulto e não do desenvolvimento infantil, pois se acreditava que a criança assimilava o saber do mesmo modo que o adulto.
B A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente.
C
Os conteúdos não possuem relevância, o importante é estabelecer condições, permitir que os alunos estudassem por si próprios, se o desejassem.
D
Os conteúdos a serem ensinados, devem ser baseados em informações, princípios e leis.
E
Os conteúdos são colocados a disposição do aluno, mas não são exigidos, pois se considera que o mais importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo.

Respostas

respondido por: Serjão40
10
C) Os conteúdos a serem ensinados, devem ser baseados em informações, princípios e leis.
Perguntas similares