Respostas
Resposta:
O que é Paleolítico?
Paleolítico: o primeiro período é caracterizado pela caça, pesca, colheita de frutos e a descoberta do fogo
O Período Paleolítico é a parcela de tempo que compreende desde as origens do homem até 8000 A.C.. Dentro desse período ainda existem duas subdivisões: o Paleolítico Inferior (5000.000 – 30.000 A.C.) e o Paleolítico Superior (30.000 – 8.000 A.C.).
Marcos
O Paleolítico é o primeiro período da Pré-história e também o mais longo. Paleolítico é um dos períodos em que está dividida a Pré-história. Ele é o primeiro dos períodos, sendo comumente compreendido entre 2,7 milhões de anos até 10.000 anos atrás. O Paleolítico é também conhecido como Idade da Pedra Lascada.
Resposta:
Paleolítico é um período da Pré-História que se estendeu, aproximadamente, de 2,5 milhões de anos atrás até 12 mil anos atrás. Nele os grupos de hominídeos e humanos viviam de maneira nômade e eram apenas caçadores e coletores. Nessa época registrou-se também a realização das pinturas rupestres.
Nesse período os humanos eram considerados nômades caçadores e coletores, uma vez que não dominavam a agricultura e viviam apenas da caça, pesca e coleta de frutos. Isso significava que, quando esses recursos fundamentais para a sobrevivência começavam a acabar, os grupos humanos recolhiam suas coisas e se mudavam para outro local.
Paleolítico também foi quando algo fundamental aconteceu: o ser humano passou a dominar o fogo (evento que aconteceu há 500 mil anos), e isso se tornou vital para sua cultura, já que usava desse elemento para se proteger de animais. Além disso, o fogo contribuiu para melhorar sua alimentação, dando-lhe a possibilidade de que a carne fosse cozida, por exemplo.
As ferramentas produzidas pelos humanos nesse período eram de osso e, principalmente, de pedra. O destaque vai para o sílex, uma pedra bem resistente. Essas ferramentas eram utilizadas pelos humanos para caçar animais e garantir sua proteção. As caças obtidas eram preservadas por meio de congelamento, defumação ou secagem.
Na parte final do Paleolítico, os historiadores identificaram que o ser humano já havia desenvolvido as suas primeiras experiências religiosas, além de já praticar rituais funerários, como os sambaquis, muito presentes no litoral brasileiro.