"As práticas sociais seriam estruturadas, isto é, apresentariam propriedades típicas da posição social de quem as produz, porque a própria subjetividade dos indivíduos, suas formas de perceber e apreciar o mundo, suas preferências, seus gostos, suas aspirações, estariam previamente estruturadas em relação ao momento da ação". (NOGUEIRA, 2014. p. 25) NOGUEIRA. Maria Alice. Bourdieu e a educação. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. Sobre a estrutura social e seus reflexos na educação, analise as afirmativas e a seguir: 1 - A escola é um dos lugares nos quais a força da estrutura sobre o indivíduo se mostra dotada de grande insignificância. 11 - Na escola, a estrutura acontece por meio da política educacional que vem permeando os conteúdos e as metodologias III - Tudo o que o indivíduo faz é expressão de uma posição social, do mesmo modo, a educação se mostra como processo de prolongamento de tal posição. IV - O indivíduo sempre se mostra como aquele que reproduz uma visão de mundo que por sua vez, é do seu interesse Assinale a alternativa correta,
Respostas
As alternativas corretas que demonstram a posição do sociólogo francês Pierre Bourdieu sobre a educação são: II-III-IV.
Para isso, é preciso compreender a relação que Bourdieu estabelece entre a educação e os temas do capital social e cultural.
Bourdieu, capital e educação
Segundo Pierre Bourdieu, o sistema educacional acaba por reproduzir as relações de classe da sociedade. Com isso, a educação apenas reforça elementos do capital social e cultural, que informam a estrutura econômica e cultural da desigualdade.
Nisso, a escola coloca uma relevante força da estrutura sobre o indivíduo, assim como a estrutura social de demonstra presente em suas metodologias e currículos. Assim, a educação é um prolongamento da posição social, em que se reproduz, para o aluno, a expectativa de sua posição na sociedade.
Para mais sobre Pierre Bourdieu, leia: https://brainly.com.br/tarefa/51631923
#SPJ2