• Matéria: Geografia
  • Autor: solangesilva8014
  • Perguntado 3 anos atrás

desenvolvimento e o subdesenvolvimento são realidades opostas porém intrínsecas resultantes da desigualdade social que se acentuou com o processo de mundialização do capitalismo nessa perspectiva a charge expressa

Respostas

respondido por: nataliafransantos
1

As realidades opostas observadas na charge entre o desenvolvimento e subdesenvolvimento estão relacionadas com “a desigualdade social no contexto da globalização” (alternativa e)

A charge faz um trocadilho entre palavras “iphone” e “iphome”. Esas expressões se referem às grandes tecnologias (expressas pela posse do iphone) e a fome (através da expressão “iphome”), evidenciados as realidades desiguais do mundo globalizado onde há países em que seus habitantes tem acesso a produtos de alta tecnologia e países em que as pessoas não tem acesso ao básico, como a alimentação.

A mundialização do capitalismo e o aumento das desigualdades sociais

A desigualdade social se acentuou com a mundialização do capitalismo. A desigualdade sempre existiu, mas com o processo de globalização a distância entre ricos e pobres se tornaram maiores.

Essa desigualdade tem se acentuado nos países através da exploração da mão de obra barata pelas transnacionais, da presença do capital especulativo, que pode provocar crises nos países para o seu benefício próprio e pelo aumento do desemprego, influenciado pelo processo de automatização da indústria.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a mundialização do capitalismo e as desigualdades sociais em: https://brainly.com.br/tarefa/3374820

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares