QUESTÃO 2
Toda organização possui características e estrutura que a definem como um negócio. O número de departamentos, a quantidade de colaboradores, os processos internos, o relacionamento com os stakeholders, o estilo de gestão e o mercado em que atua mostram como esse negócio funciona. Como o mercado está em constante transformação, é importante definir um modelo de negócio que tenha um formato adaptável e flexível.
MIYATAKE, Anderson Katsumi; MAZZEI, Bianca Burdini; PARDO, Paulo. Empreendedorismo. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.
Considerando as práticas para elaboração de um modelo de negócio, a seguir, analise as afirmações:
I. A ótica do cliente é fundamental ao se estruturar um negócio, tendo em vista a perspectiva de valor do cliente e não somente os interesses próprios da organização.
II. Os cenários permitem pensar nos clientes e nas possibilidades de ambientes de negócios, o que ajudam no aperfeiçoamento do modelo de negócio.
III. A apresentação do modelo de negócio como uma história permite cativar as pessoas a trabalharem por criar um contexto que apresenta e justifica o modelo de negócio.
IV. A prototipagem possibilita pensar o modelo de negócio como um protótipo, que permite explorar um novo público-alvo, mudar os parceiros-chave, entre outras possibilidades.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
I, II, III, IV, V
Resposta:
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Explicação:
"Ótica do cliente: é importante estruturar um negócio, tendo em vista a perspectiva de valor do cliente e não somente aos interesses próprios, e isso se faz ao saber o que ele vê, ouve, pensa e sente, diz e faz, sente e ganha.
Cenários: permite pensar nos clientes e nas possibilidades de negócios, o que ajudam no aperfeiçoamento do modelo de negócio.
Apresentação do modelo como uma história: permite cativar pessoas a trabalharem e investirem por criar um contexto que apresenta e justifica o modelo de negócio.
Prototipagem: um modelo não é perfeito e imutável. A possibilidade de pensar como um protótipo permite explorar como um novo público-alvo, mudar os parceiros-chave, dentre outras possibilidades."
Livro Empreendedorismo, página 71.