Seis dias após a fecundação, o blastocisto adere-se ao epitélio do endométrio. Na adesão, o trofoblasto passa a proliferar-se rapidamente e se diferencia em duas camadas: citotrofoblasto e o sinciciotrofoblasto. Os processos digitiformes do sinciciotrofoblasto se estendem pelo epitélio endometrial e passam a invadir o tecido conjuntivo do endométrio. SILVA, Camila Girotto da. Embriologia e Histologia. Maringá - PR. UniCesumar, 2020. 23 p. Considerando o tema do excerto acima, assinale a alternativa correta. I - O embrioblasto envolve o trofoblasto e a cavidade blastocística e mais tarde forma estruturas extra-embrionárias e a parte embrionária da placenta. II - A medida que o zigoto passa ao longo da tuba em direção ao útero, sofre a segmentação (ou clivagem), que forma várias células menores os blastômeros. III - Logo que a mórula alcança o útero ocorre a formação de uma cavidade no seu interior, convertendo-a em um blastocisto, que consiste no embrioblasto, uma cavidade blastocística, e um trofoblasto. IV - Quando o blastocisto alcança o útero (final da segmentação), a zona pelúcida desaparece e o trofoblasto adjacente ao embrioblasto adere ao epitélio endometrial. V - No final da primeira semana, a mórula está superficialmente implantada no endométrio. Alternativas Alternativa 1: Somente as assertivas I e III estão corretas. Alternativa 2: Somente as assertivas I, II e IV estão corretas. Alternativa 3: Somente as assertivas II, III e a V estão corretas. Alternativa 4: Somente as assertivas II, III e IV estão corretas. Alternativa 5: Todas as assertivas estão corretas.
Respostas
Resposta:
Todas as assertivas estão corretas.
Explicação:
Com relação ao desenvolvimento embrionário, apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
Vamos entender melhor.
Desenvolvimento Embrionário - Implantação
Durante o período do 5° ao 6° dia ao fim da segunda semana de desenvolvimento embrionário ocorre o processo de implantação do blastocisto na parede do endométrio.
Durante a implantação há o contato do epitélio endometrial, ocorrendo a reação decidual, com diversas modificações endometriais para abrigar o blastocisto. Nesse momento, o endométrio se chamada decídua.
O disco bidérmico é o blastocisto com duas lâminas justapostas: o embrioblasto e o trofoblasto.
A medida que ocorre a implantação, no disco bidérmico, as células do trofoblasto se diferenciam em citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto. Um pequeno espaço no embrioblasto surge que originará a cavidade amniótica futuramente, ao mesmo tempo que ocorrem modificações que ocasionam o surgimento do epiblasto e hipoblasto.
A comunicação dos capilares do endométrio rompidos com as cavidades do blastocisto estabelecem a circulação útero-placentária primitiva.
Aprenda mais sobre Desenvolvimento Embrionário em: brainly.com.br/tarefa/47937853
#SPJ2