O Brasil possui uma participação praticamente insignificante no comércio internacional. Em 2015, mesmo sendo a 7ª economia mundial, o Brasil teve menos de 1% de participação no comércio mundial. Mesmo assim, o volume de negócio representou mais de 11% do PIB nacional, o que permite inferir que uma maior inserção do Brasil no comércio internacional pode ser um grande alavancador da economia brasileira. Sabemos que existem vários empecilhos para esse desenvolvimento, como os aspectos tributários e legais, porém uma outra grande barreira é a infraestrutura de transportes.
Descrição da imagem não disponível
Mediante o cenário mostrado, sugira algumas melhorias de infraestrutura ou legais, envolvendo os participantes do transporte, que poderiam ser implementadas para facilitar a vida deste produtor.
Respostas
Resposta: Padrão de resposta esperado
Explicação:
Mais de 60% de todo transporte realizado no país utiliza o modal rodoviário, ou seja, usa caminhões. Ainda que seja um transporte versátil, ele não permite grandes carregamentos, é caro, devido à má conservação das estradas e lento, pelas inúmeras necessidades de paradas, pesagens e averiguações.
Existem vários pontos de melhorias: um deles seria a utilização mais intensiva do modal ferroviário, como ocorre no transporte da safra de milho nos EUA, por exemplo. Como o uso dos vagões permite uma maior capacidade de carga, acaba se tornando um meio de transporte mais barato, o que tornaria os produtos brasileiros mais competitivos.
Além disso, seriam necessárias melhorias na infraestrutura portuária, para evitar os constantes atrasos para embarques em portos como o de Santos-SP.
Outro aspecto que mereceria atenção é a simplificação dos processos de pesagem e fiscais, que, por vezes, são realizados em mais de 4 estados para um mesmo produtor. A unificação dessas vistorias facilitaria a vida de caminhoneiros e produtores.