• Matéria: Pedagogia
  • Autor: danielicsb
  • Perguntado 3 anos atrás

Em 1985, o Mobral foi substituído pela Fundação Nacional para Educação de Jovens e Adultos - Educar. Já no ano seguinte, foi criada uma comissão especial para formular as diretrizes político pedagógicas, tendo como objetivos: articular o sistema de ensino supletivo, a política nacional de EJA e ensino de 1º grau, e promover a formação e o aperfeiçoamento de educadores, produção de material didático e a avaliação das atividades. Sobre essas modificações, analise as afirmativas abaixo: I - Essas modificações nas ações voltadas para o público jovem e adulto fundamentavam-se na conquista do direito universal ao Ensino Fundamental público e gratuito. II - Estabeleceu-se o prazo de dez anos para a erradicação do analfabetismo, pelas Disposições Transitórias da Constituição. III - os governos e a sociedade civil deveriam concentrar esforços não só para isto, mas também para a universalização do Ensino Fundamental. IV - Foi a partir da LDBEN/96, que o jovem analfabeto passa a ser objeto de legislação, com uma seção com dois artigos destinados a jovens e adultos, inserindo, assim, pela primeira vez no âmbito legislativo. V - É importante lembrar que a legislação não surgiu em função das necessidades da nação, do ponto de vista político, bem como das demandas sociais evidenciadas nas pautas reivindicatórias dos movimentos sociais populares. a. I, III, IV e V. b. I, II, IV e V. c. I, II, III e V. d. II, III, IV e V. e. I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: profleon2018
0

Resposta:

I - Essas modificações nas ações voltadas para o público jovem e adulto fundamentavam-se na conquista do direito universal ao Ensino Fundamental público e gratuito.

II - Estabeleceu-se o prazo de dez anos para a erradicação do analfabetismo, pelas Disposições Transitórias da Constituição.

III - os governos e a sociedade civil deveriam concentrar esforços não só para isto, mas também para a universalização do Ensino Fundamental.

IV - Foi a partir da LDBEN/96, que o jovem analfabeto passa a ser objeto de legislação, com uma seção com dois artigos destinados a jovens e adultos, inserindo, assim, pela primeira vez no âmbito legislativo.

V - É importante lembrar que a legislação não surgiu em função das necessidades da nação, do ponto de vista político, bem como das demandas sociais evidenciadas nas pautas reivindicatórias dos movimentos sociais populares.

Explicação:

Com exceção do quesito V, todas as outras estão corretas.

Perguntas similares