Como proteger quem mora em abrigos, favelas e em cabanas nas quais 15 pessoas dividem um só quarto? Como fazer distanciamento social ali?", questiona a juíza sul-africana e antiga alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os direitos humanos, Navanethem "Navi" Pillay. GOMES, Karina. Direitos Humanos estão no cerne da crise provocada pelo coronavírus. Um Brasil, 21 mai. 2020. Disponível em: umbrasil. Com/videos/direitos-humanos-estao-no-centro-da-crise-da-covid-19/. Acesso em: 18 abr. 2022 (adaptado)
Respostas
Realmente, é extremamente difícil fazer um isolamento social em áreas de abrigos e periferias, onde muitas pessoas habitam espaços pequenos. Pouco pode ser feito pelos cidadãos nesses casos.
Políticas de combate ao COVID para a população que mora em abrigo
Esses cidadão se encontram em situações vulneráreis e, por isso, pouco podem fazer sozinhos.
O ideal, a curto prazo, é que eles recebam doações de máscaras e itens de higiene, como álcool em gel.
A longo prazo, boas políticas habitacionais são efetivas para evitar a superpopulação nesses alojamentos. A construção de conjuntos habitacionais populares lhes daria uma vida digna, ajudando-os a estarem mais protegidos porque, com melhores condições de moradia, não haveria uma circulação tão grande de pessoas nesses locais, o que contribuiria para uma menor disseminação do vírus.
Leia mais sobre o isolamento social em: https://brainly.com.br/tarefa/38332993
#SPJ4