Respostas
Resposta:
O filme Diários de Motocicleta do gênero aventura, drama e biografia, com uma produção multinacional envolvendo Argentina, USA, Chile, Peru e principalmente Brasil, dirigido por Walter Salles. Lançado em maio de 2004.
Com um roteiro adaptado baseado nos diários de viagem de Ernesto Che Guevara, principalmente no livro de mesmo nome do filme.
Conta a história do jovem estudante de medicina, que decide viajar pela América do Sul com um amigo. A viagem é feita em uma moto, que acaba estragando, fazendo com que viagem seja realizada pegando caronas e longas caminhadas.
Até que em uma de suas paradas chegam em Macho Pichu, onde a dupla encontra uma colônia de pessoas com hanseníase e começam a questionar o progresso socioeconômico da região, que só tem privilégios uma pequena parte da população, com melhores condições financeiras.
Resposta:
Antes de começar seu último semestre de Medicina, Ernesto "Che" Guevara (Gael García Bernal) viaja com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna) do Brasil ao Peru de motocicleta. Os dois veem de perto as disparidades da América do Sul, encontrando camponeses pobres e observando a exploração do trabalho por industrialistas ricos. Ao chegar em uma colônia de leprosos no Peru, Ernesto percebe que seus valores haviam mudado.
A abordagem do subcontinente sul-americano deve ser realizada de forma a despertar a consciência dos alunos quanto à identificação com o território, rompendo com as rivalidades entre os diferentes países. Analise a população nativa, a colonização, cultura, a composição étnica, os fatores econômicos, além dos aspectos físicos (relevo, hidrografia, vegetação).
Para que o conteúdo se torne mais atrativo é de fundamental importância a utilização de diferentes metodologias. Para tal, utilize recursos audiovisuais, pois eles constituem uma fonte de informação e cultura. O filme- Diários de Motocicleta (encontrado em DVD) auxiliará bastante durante as aulas sobre a América do Sul.
Esse filme é baseado em fatos reais e aborda uma viagem pela América do Sul, em 1952, de Ernesto Guevara de La Serna (Che Guevara) e seu amigo Alberto Granado. Os dois saíram da Argentina com o intuito de percorrer o subcontinente em uma motocicleta, pois pretendiam conhecer a América do Sul, da qual só tinham informações através de livros e revistas. A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Mesmo assim, eles seguem viagem por meio de caronas e caminhadas.
Che Guevara era um jovem estudante de medicina, seu amigo, Alberto Granado, um bioquímico. Durante o filme, são retratados vários aspectos da América do Sul, dentre eles: inúmeras paisagens, relevo, vegetação, aspectos econômicos, como por exemplo, a desigualdade social existente entre os habitantes. Torna-se relevante retratar tais aspectos, tamanha é a sua importância.
Através do filme é importante explorar o lado humano dos dois viajantes, no intuito de estimular essa virtude nos alunos. Esse fato é possível de ser trabalhado quando os viajantes chegam à colônia de San Pablo, no Peru, onde havia um leprosário. Tanto Che Guevara quanto Alberto Granado convivem com os doentes sem qualquer tipo de discriminação e orgulho. O filme também aborda as desigualdades socioeconômicas da população sul-americana, outro elemento a ser analisado pelos estudantes.
Após a exibição do filme realize um ciclo de debate, abordando os elementos físicos, sociais e econômicos da América do Sul, estabelecendo analogias com o filme e incentivando a participação dos estudantes. Outro recurso didático importante é o mapa da América do Sul, pois através dele os alunos poderão visualizar o trajeto percorrido por Che Guevara e Alberto Granado. Tal método facilitará a percepção e a localização dos países sul-americanos.
Explicação: