• Matéria: Geografia
  • Autor: Nicoly404
  • Perguntado 3 anos atrás

PESQUISA COMPLETA (URGENTE PFVR)
patrimônio cultural e público.
conclusão de mínimo 10 linhas ( na conclusão colocar a diferença entre um e outro).

Respostas

respondido por: aldecirmaria387
1

Resposta:

Muito se fala em patrimônio, seja ele público, privado, cultural ou histórico, entretanto, nem todo mundo tem conhecimento a respeito do que é. Você sabe o que é um patrimônio e a diferença entre cada um deles? Para explicar a definição é necessário entender o que são essas propriedades.

Patrimônios são bens possuídos por alguém, seja uma entidade ou uma pessoa. Ou seja, referem-se a imóveis, automóveis, móveis, acessórios, tudo o que pertencer a uma pessoa ou entidade. Independe de ser um bem ou dívidas, está inclusa na definição. Mas os fins contábeis só classificam como patrimônio itens de valor monetário.

O que são patrimônios público e privado?

Os patrimônios podem ser classificados de duas formas, público ou privado, tudo vai depender de quem é o seu possuinte.

Patrimônio público

Tudo o que for de domínio do estado e a população tiver o direito de utilizar sem destruir ou se apossar está incluso em patrimônio público. Então são:

Praças;

Estátuas;

Igrejas;

Escolas.

Patrimônio Privado

São todos os bens que pertencem a um indivíduo específico, seja uma pessoa ou empresa. Ou seja, não estão abertos à utilização de todos, a não ser que tenham sido liberado pelo proprietário. Se encaixam nessa definição os seguintes espaços:

Imóveis;

Terrenos;

Veículos;

Móveis;

Dinheiro.

Existe um tipo de patrimônio que se encaixa entre os dois acima, o chamado patrimônio coletivo. Ele recebe essa definição pelo fato de ser do uso de todos, ou seja, não é nem público e nem privado. No Brasil existem alguns espaços que recebem essa definição. São eles: reservas indígenas e terras quilombolas.

Patrimônio Cultural e Histórico

Patrimônio histórico e cultural, essas são as duas formas de classificá-los. Conforme descrito no Decreto

Explicação:

Lei nº 25 de 1937, o primeiro, ou seja, patrimônio histórico, está associado ao conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, que por sua vinculação a fatos memoráveis da história do país, seja por seu valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

Proteção dos espaços

Todos os tipos de patrimônio precisam de proteção, seja pelo pertencimento a alguém ou por contarem a história de uma determinada sociedade. Por isso, esses espaços precisam de profissionais da área de segurança e limpeza. Porque, mais do que vigilantes para garantirem o bem-estar do lugar, é necessário uma organização constante para manter a conservação do espaço. Esse é um dos campos de atuação do Grupo Albatroz.

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.


Nicoly404: obrigado, vc me salvou
Perguntas similares