Respostas
Resposta:
O basquetebol é um esporte muito praticado em todo o mundo, ele foi desenvolvido em 1891 por James Naismith, que além de professor de educação física, um pastor presbiteriano na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.
O basquetebol é um esporte muito praticado em todo o mundo, ele foi desenvolvido em 1891 por James Naismith, que além de professor de educação física, um pastor presbiteriano na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.O basquetebol é um esporte de invasão jogado com as mãos, é um esporte muito popular no mundo inteiro, tendo a liga mais importante a NBA, nos Estados Unidos.
O basquetebol é um esporte muito praticado em todo o mundo, ele foi desenvolvido em 1891 por James Naismith, que além de professor de educação física, um pastor presbiteriano na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.O basquetebol é um esporte de invasão jogado com as mãos, é um esporte muito popular no mundo inteiro, tendo a liga mais importante a NBA, nos Estados Unidos.Qual a situação do basquete nacional?
O basquetebol é um esporte muito praticado em todo o mundo, ele foi desenvolvido em 1891 por James Naismith, que além de professor de educação física, um pastor presbiteriano na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.O basquetebol é um esporte de invasão jogado com as mãos, é um esporte muito popular no mundo inteiro, tendo a liga mais importante a NBA, nos Estados Unidos.Qual a situação do basquete nacional?O Brasil possui uma liga importante chamada de NBB (Novo Basquete Brasil) que também é bastante disputada e muitas vezes revela atletas de alto rendimento que contribuem grandemente para o desenvolvimento do esporte nacional.
Explicação:
Espero te ajudado :)
Resposta:
O basquete é uma modalidade esportiva muito dinâmica e intensa. Suas partidas são disputadas entre duas equipes compostas por cinco jogadores cada uma. Durante o jogo, o objetivo é fazer ponto ou converter a cesta, impedindo que a outra equipe marque pontos.
O basquetebol é jogado em uma quadra retangular, medindo 28 m de comprimento por 15 m de largura. Nas duas extremidades da quadra, estão colocados os cestos a uma altura de 3,05 m do solo.
Em jogos oficiais, são disputados 4 períodos de 10 minutos, divididos em 2 tempos. Um intervalo de 15 minutos é dado entre o 2º e o 3º períodos e inverte-se o lado de jogo das equipes.
Toda vez que o jogo é parado ou a bola sai de campo, por exemplo, o cronômetro é parado.
Caso o jogo termine empatado durante a disputa do tempo normal, ocorrerá uma prorrogação de 5 minutos. Caso o empate persista, outra prorrogação de 5 minutos será realizada, e assim sucessivamente, até que haja um vencedor.
A pontuação é realizada da seguinte maneira: Quando a bola entra no cesto (aro), é marcado o ponto.
1 ponto para cada arremesso de lance livre convertido (arremessos adquiridos em lance de falta sofrida);
2 pontos nos arremessos convertidos de pequena e curta distância, mais precisamente dentro da delimitação de 6,75 metros;
3 pontos nos arremessos que forem convertidos fora da delimitação de 6,75 metros.
Fundamentos do basquete
Empunhadura: ato de segurar a bola com as pontas dos dedos, e não com a palma das mãos.
Manejo do corpo: estão incluídos aqui os giros, as fintas e as corridas executadas durante a partida.
Drible: ato de bater a bola no chão; pode ser de progressão, de proteção e pedalada (bate-se a bola, passando-a por debaixo das pernas).
Passe: lançamento para outro colega de equipe. O passe pode ser de peito (empurrando a bola para frente com as duas mãos), com uma das mãos, passe picado (ou quicado), passe de ombro e por cima da cabeça.
Arremesso: “jogar” a bola no aro, pode ser com uma das mãos, um salto e na bandeja (arremesso em que o atleta executa apenas dois passos), pode ser realizado em movimento com passe ou com drible.
Rebote: recuperação da bola após um arremesso não convertido.
Enterrada: jogada em que a bola é colocada com firmeza dentro do cesto, após um salto.
Assistência: passe certeiro para um companheiro que o converte em ponto após a recepção da bola.
Toco: ato de bloquear o movimento da bola que está sendo arremessada para o cesto.
O basquetebol é jogado por cinco jogadores titulares e sete reservas. São três as posições desempenhadas pelos jogadores: os alas (que atuam pelas laterais), o armador (planeja as jogadas da equipe) e o pivô (geralmente os mais altos e mais fortes da equipe, responsáveis pelos rebotes e enterradas).