• Matéria: Informática
  • Autor: Anajulia6091
  • Perguntado 3 anos atrás

com base no modelo solid utilizado como referencia para padrões de projeto e princípios arquiteturais

Respostas

respondido por: MPia22
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O LSP (Princípio da Substituição de Liskov)  é um princípio que preocupa-se com as questões de abstração e manutenabilidade do software, ou seja, o programa deve funcionar corretamente ao ter os tipos derivados substituídos por seus tipos base.

Sabendo disso, podemos afirmar que a alternativa correta será a alternativa B.

O exercício completo é:

Com base no modelo SOLID utilizado como referência para padrões de projeto e princípios arquiteturais, um dos seus princípios denominados de LSP (Liskov substitution principle) diz respeito ao fato de que:

  • ( A ) uma classe deve ter apenas uma razão para mudar, sendo coesa.
  • ( B ) os objetos devem ser substituíveis com instâncias de seus tipos base, sem prejudicar o funcionamento do software.
  • ( C ) todo o processo de desenvolvimento de software deve ser baseado em abstrações, já que elas pouco mudam.
  • ( D ) deve-se utilizar o conceito de herança o máximo possível, estendendo para todo e qualquer atributo que possua alguma semelhança.
  • ( E ) os módulos devem ser enxutos tendo poucos comportamentos.

Modelo SOLID

Modelo SOLID é um conjunto de cinco princípios da programação orientada a objetos que auxiliam no desenvolvimento de softwares.

Os cinco princício que regem o modelo SOLID são:

  • SRC - Princípio da Responsabilidade Única
  • OCP - Princípio Aberto-Fechado
  • LSP - Princípio da Substituição de Liskov
  • ISP - Princípio da Segregação da Interface
  • DIP - Princípio da Inversão da Dependência

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#SPJ11

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