Os tratados de 1810 são considerados por varios estudiosos como representantes máximos da continúa tentativa inglesa em exercer influência sobre Portugal e, consequentemente, sobre suas colônias. Analise as afirmações a seguir e aponte as alternativas corretas. Quanto à incorreta, escreva um texto pequeno em seu caderno que explique o que está errado.
I. Os tratados de 1810 estabeleceram tarifas alfandegárias (impostos sobre produtos importados) privilegiadas para os ingleses, que passaram a pagar a mesma tarifa que os portugueses.
II. Os tratados de 1810 garantiram a liberdade de consciência e de culto religioso aos britânicos que moravam no Brasil, fato que desagradou a Igreja Católica, hegemônica na colônia.
III. Os tratados de 1810 estabeleceram que os súditos britânicos em solo brasileiro fossem julgados em tribunais especiais, cujos juízes tivessem indicação dos ingleses.
Respostas
O tratado de Comércio e Navegação de 1810, foi um documento assinado entre Portugal e Reino Unido, com o objetivo de conservar e estreitar as relações comerciais entre as duas monarquias.
I. Os tratados de 1810 estabeleceram tarifas alfandegárias (impostos sobre produtos importados) privilegiadas para os ingleses, que passaram a pagar a mesma tarifa que os portugueses.
O que está errado nessa alternativa e dizer que os ingleses pagavam a mesma tarifa que os portugueses, uma vez que os produtos do Reino Unido pagavam uma taxa de 15% para entrar no Brasil. Enquanto os produtos Portugueses pagavam 16% e outras nações 24%.
Esse acordo trouxe muitos benefícios para os ingleses, que passaram a pagar uma taxa de imposto menor do que os portugueses para vender mercadorias no Brasil, isso fez com que o Reino Unido dominasse o mercado brasileiro.
O acordo:
O acordo estabeleceu regras para o comércio entre Reino Unido e Brasil, que na época era uma colônia portuguesa.
Este documento reforçou regras já estabelecidas no tratado de 1654, como, a liberdade de culto que impedia os ingleses protestantes de serem perseguidos e a manutenção do Juiz Conservador da Nação Inglesa, que garantia ao cidadão a proteção de ser julgado por um juiz Britânico, sendo ele Superior a justiça Portuguesa.
Leia mais sobre o tratado de 1810 em: https://brainly.com.br/tarefa/46020171
#SPJ1