• Matéria: Geografia
  • Autor: gustavorvs1999
  • Perguntado 3 anos atrás

Gente, pfv me ajudem, preciso fazer um texto sobre ''fenômenos atmosféricos no Brasil nos últimos anos'' de no mínimo 30 linhas... mas se nn der 30 linhas nn tem problema... só peço ajuda de vcs!

Respostas

respondido por: talithamascarenhas9
1

Explicação:

ntrodução

O objetivo desta nota é fazer um levantamento dos principais fenômenos meteorológicos que atuaram no Brasil em janeiro de 2022. Os destaques serão para episódios de chuvas intensas e onda de calor que causaram perda de vidas humanas, alagamentos, deslizamentos, perda econômica com fechamento de estradas e impactos no agronegócio.

Com relação às chuvas intensas, serão destacadas as ocorrências nos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e em São Paulo.

As temperaturas elevadas que causaram significativa onda de calor na Região Sul e, especialmente, no Rio Grande do Sul também serão descritas nesse documento.

⦁ Precipitação

Os acumulados de chuva em janeiro de 2022 ultrapassaram a média do mês nos estados de Minas Gerais, São Paulo e parte dos estados da Bahia, Tocantins e Goiás. Fato diretamente relacionado com as chuvas intensas e volumosas ocorridas pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela reposição hídrica em parte do Brasil no período chuvoso e, tem como característica, a persistência de uma faixa de nuvens que fica, praticamente estacionada, provocando muita chuva sobre as mesmas áreas por, pelo menos, 4 dias consecutivos.

Neste mês foram 2 episódios de ZCAS: o primeiro entre os dias 06 e 12/01 e o segundo entre os dias 29/01 e 02/02.

Durante o primeiro episódio de ZCAS, o posicionamento da nebulosidade favoreceu aos elevados totais de chuva em áreas de Goiás, Tocantins, Bahia e em Minas Gerais. A Figura 1 apresenta a imagem de satélite do dia 10/01/2022 às 20h10 (horário de Brasília). Áreas em vermelho indicam regiões mais favoráveis para ocorrência de fortes chuvas. Observa-se muitas áreas de instabilidade sobre Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e no oeste de Goiás.

Perguntas similares