• Matéria: Português
  • Autor: poxamadinha123
  • Perguntado 3 anos atrás

Qual é a visão lançada no Auto de São Lourenço para os povos indigenas? Qual personagem representa essa visão, dentro da peça? Que trecho pode ser destacado para ilustrar tal visão dirigida para os indigenas?
Pra amanhã

Respostas

respondido por: zimaraeszimtese
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O Teatro Jesuítico foi pensado e formado enquanto um dos mais importantes recursos educativos utilizados pelos missionários jesuítas no contexto da Reforma Católica, no século XVI. A representação cênica dos populares Autos com conotação religiosa visavam a doutrinação, através da pregação da fé católica entre os povos indígenas da América portuguesa. O objetivo em questão era a adequação dos povos indígenas à sócio-cultura eurocêntrica e cristã.

Auto da Festa de São Lourenço

Dentre os personagens da peça, estão:

  • Guaixará – Rei dos diabos.
  • Aimbirê – Um dos diabos.
  • Saravaia, Tataurana, Urubu – Criados de Guaixará.
  • Jaguaruçu – Companheiro dos diabos.
  • Valeriano, Décio – Imperadores romanos.
  • São Sebastião – Padroeiro do Rio de Janeiro.
  • São Lourenço – Padroeiro da aldeia de São Lourenço.
  • Velha
  • Anjo
  • Temor de Deus
  • Amor de Deus
  • Cativos e Acompanhantes

Nessas narrativas, os diabos eram os personagens pagãos, enquanto os  "santos" eram os catequizadores ou figuras religiosas do cristianismo. As narrativas giravam em torno da demonização das crenças e lideranças indígenas. O indígena não era colocado como um antagonista ou uma figura do mal, mas sim suas crenças, motivações e cultura.

É importante notar que, sobretudo, os nomes dos diabos são escritos na língua dos índios, enquanto que as figuras santas conservam o português convencional da época.

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