A perspectiva vygotskyana admite a influência do meio social no processo de interiorização, o indivíduo reconstrói o significado exterior em interior, através de uma mediação explícita ou implícita, carregada de significados sociais e históricos. Assim, as informações que chegam ao indivíduo não são internalizadas diretamente do meio. Elas são sempre intermediadas pelas pessoas que o rodeiam. Da mesma forma o indivíduo não reage como um espelho apenas refletindo o que aprende. As informações intermediadas são reelaboradas numa espécie de linguagem interna, que caracteriza a aprendizagem. Nenhum conhecimento é construído pelo indivíduo sozinho, mas sim em parceria com os outros, que são os mediadores. É através dessa aprendizagem adquirida nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem o desenvolvimento mental. Portanto, para vygotsky a aprendizagem precede o desenvolvimento e os dois processos são interdependentes. Com intencionalidade pedagógica, escuta atenta, formulação de perguntas instigantes e fazendo uso de diferentes estratégias o(a) professor(a) estará:
Respostas
As práticas apresentadas fundamentarão o entendimento sobre a correta orientação das crianças frente a mediação, assim como possibilitarão o entendimento sobre a busca pelo raciocínio crítico e conscientização (Alternativa B).
Vygotsky e a Educação
Para Vygotsky, a educação é fundamental no sentido de que deve ser proposta através do embasamento da interação. Em função disso, a intencionalidade pedagógica é instruída, de forma que os educadores apresentam intenções prévias, com base no conhecimento e realidade dos alunos.
Além disso, estas práticas irão corroborar com o maior discernimento por parte dos estudantes, ao compreenderem as melhores formas de aprendizado, além de estimularem sua própria socialização.
Mais sobre Vygotsky: brainly.com.br/tarefa/3180900
#SPJ4