Respostas
Resposta:
Ao se considerar o processo energético celular, a rotenona enquanto bloqueador do transporte de elétrons não permite a realização de uma cascata de eventos que exige este tipo de atividade na célula ocasionando, assim, a morte.
Principais detalhes sobre respiração celular e medicamentos
A respiração celular é o processo que permite, às células eucariotas, a obtenção de energia na forma de ATP (Adenosina Trifosfato) sendo composta por etapas que incluem a glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa.
Quando se considera o transporte de elétrons, é um tipo de reação presente tanto no ciclo de ácido cítrico como na fosforilação oxidativa sendo o responsável principal pela liberação da maior quantidade de moléculas de ATP para uso celular.
Nesta situação relacionada à respiração celular, existem alguns pontos importantes como os seguintes:
No Ciclo de Krebs ocorre a formação, ao seu final, de NADH e FADH2 que são partículas transportadoras de elétrons com um saldo de somente 2 moléculas de ATP;
A etapa da fosforilação oxidativa conta com uma cadeia de transporte de elétrons, a partir da doação destes elementos pelo NADH e FADH2 com a liberação de 32 ATP´s ao final;
A partir do transporte de elétrons ocorre a maior liberação de energia para a célula, sendo que a sua ausência inviabiliza o funcionamento de diversas funções.
Espero ter ajudado :)