• Matéria: História
  • Autor: laviniaramosrod6767
  • Perguntado 3 anos atrás

Considerando o desenvolvimento da conjuntura política latino-americana nas últimas décadas, a guerra da água pode ser entendida como a um movimento de contestação a políticas socialistas implantadas por evo morales. B exigência da troca das empresas concessionárias do abastecimento. C mobilização que exigia a adoção do keynesianismo como política econômica. D contestação ao modelo neoliberal estabelecido pelo consenso de washington. E mobilização executada pela classe média descontente com a ausência de políticas liberalizantes

Respostas

respondido por: KusmaKusma
0

De acordo com as opções dadas no enunciado, a altenativa correta é a Letra: D)

O que foi a Guerra da Água?

Nos anos 2000, o povo de Cochabamba (Bolívia) se opôs à privatização da empresa de abastecimento de água (SEMAPA). Durante décadas, os Cochabambinos sofreram com a escassez de água devido à sua própria geografia e à frouxidão da administração pública. Durante anos não houve investimento suficiente para expandir a infraestrutura ou alternativamente para obter água.

Dessa forma, a população se acostumou a buscar soluções para a escassez de forma autônoma. No campo, por exemplo, os pequenos agricultores desenvolveram um sofisticado sistema de irrigação comunal. Sob pressão do Banco Mundial e do FMI, o governo de Cochabamba, com o apoio da administração federal, decidiu privatizar a SEMAPA. E para garantir o monopólio dos interesses privados, aprovou uma nova lei da água que, entre outras coisas, estabeleceu o uso da água como direito privado.

Após uma intensa luta que uniu populações rurais e urbanas, os Cochabambinos — liderados pelo Coordenador de Águas de Cochabamba — conseguiram reverter a privatização e revogar a nova lei, um feito inédito na América Latina.

Para saber mais sobre a Guerra da Água, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/46926720

#SPJ4

Perguntas similares