Um cidadão consciente sabe como suas decisões afetam o convívio local, nacional e até internacional. Quando crescemos praticando os hábitos de ética e cidadania aprendemos a respeitar os outros e, principalmente, a nós mesmos. E isso vale para qualquer estado ou país. Quando pensamos na sociedade de forma abrangente, vemos mais pessoas defendendo problemas relevantes. coisas por nós."
Esse cenário abrange, por exemplo: a tolerância religiosa, os direitos humanos, a equidade de gênero, os cuidados com o meio ambiente, a sustentabilidade na economia e a diminuição da pobreza. Desse modo, os indivíduos são mais presentes na sociedade, já que um cidadão consciente entende de que maneira funciona o mundo e reconhece a importância de ficar melhor informado.
A educação para a cidadania é fundamental para todos os indivíduos que vivem em uma sociedade, compartilhando os mesmos hábitos e costumes. Uma das formas de praticar essa educação nas escolas é por meio do exemplo, demonstrando ideais e concepções sustentáveis, práticas ecologicamente corretas e atitudes respeitosas para todas as pessoas.
Escreva, no mínimo três parágrafos, dizendo o que um cidadão deve fazer em relação à Educação Escolar, Meio Ambiente e Tratamento às Pessoas que o cercam, em relação aos sentimentos de solidariedade e empatia.
Respostas
Cidadania, palavra conhecida por muito e praticada por poucos. Pensando no englobamento educacional, meio ambiente e bom convívio, urge a necessidade de melhores práticas de tal palavra.
O que solidariedade e empatia tem a ver com cidadania?
Quando pensamos no convívio em sociedade, é possível pensar em regras de convivência que são implícitas. Como por exemplo, leis básicas sobre respeito e tolerância.
Porém, indo um pouco mais a fundo. Trabalhando nossa cidadania no ambiente escolar, por exemplo, é possível exercitar nossa solidariedade e empatia, para além do óbvio.
Sempre que encontramos um colega com dificuldade nos estudos podem ajuda-lo com a matéria, ou até mesmo com questões sociais. Ser presente e disponível para ajudar sempre que necessário, por exemplo se o próprio estiver passando por situações ruins em casa.
Mesma coisa para o meio ambiente e pessoas no geral. Não destruir o local onde vivemos, sermos solícitos para a sociedade. Ajudar alguem a carregar uma sacola, não jogar lixo nas ruas, prestar apoio em casos de violência - quando visto ou escutado em qualquer lugar. Cada gesto de ajuda, mesmo quando não solicitado, pode exercitar nossas habilidades sociais e socioemocionais e transformar o todo em um ambiente melhor.
Entenda mais sobre habilidades sociais em: https://brainly.com.br/tarefa/19570187
#SPJ1