Como já vimos anteriormente, foi o filósofo francês Jean-François Lyotard o primeiro pensador da sociedade a utilizar o termo pós-modernidade em uma abordagem filosófica, em 1979, em sua obra A condição pós-moderna. Em sua análise, Lyotard enfatizou que a pós-modernidade apontava para o nascimento de uma sociedade pós-industrial, na qual não mais a mercadoria era a sua principal força econômica e sim o conhecimento (LYOTARD, 2006). Com o conhecimento sendo a principal forma da economia pós-industrial, sua principal vítima teria sido as metanarrativas, as grandes explicações absolutas da vida. Sobre isso esclarece Sanfelice: Com a “Condição Pós-moderna”, Lyotard anunciou o eclipse de todas as narrativas grandiosas. Aquela cuja morte ele procurava garantir acima de tudo era, claro, a do socialismo clássico, mas também incluiu a redenção cristã, o progresso iluminista, o espírito hegeliano, a unidade romântica, o racismo nazista e o equilíbrio econômico (SANFELICE et al., 1998, p. 4).
Respostas
respondido por:
0
O iluminismo foi um movimento contrário aos dogmas religiosos, pois se pautava na dúvida.
Filosofia e iluminismo
O iluminismo foi um movimento filosófico e político, onde a base para o seu pensamento era a dúvida e o ceticismo a respeito dos dogmas religiosos. Quando o homem percebeu que o conhecimento necessitava de uma iluminação racional, buscou conhecer mais o mundo.
Através disso ele tentava ao máximo explicar o mundo a sua volta através da narrativa humana, isto é, para algo ser considerado verdadeiro deve estar iluminado pela luz da razão humana. Do contrário não podemos averiguar como verdadeiro.
Para saber mais sobre filosofia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24797725
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás