Respostas
A radiação eletromagnética interage de diferentes maneiras nas regiões atmosféricas porque os gases presentes na atmosfera variam, ou seja, não é constante.
Interação da radiação eletromagnética com a atmosfera
No espaço sideral não há perda de radiação devido à interferência com qualquer meio material, apenas ocorre o fenômeno de atenuação devido à lei quadrada da distância.
Os gases e partículas da atmosfera terrestre interagem com os fluxos de radiação recebidos do Sol e com os emitidos ou refletidos pela superfície terrestre. Os principais efeitos da atmosfera terrestre sobre a radiação incidente é a difusão da radiação produzida pelas partículas presentes na atmosfera. Dois tipos principais são distinguidos:
- Espalhamento Rayleigh: quando a radiação interage com moléculas atmosféricas e outras partículas pequenas cujo diâmetro é menor que o comprimento de onda da radiação incidente. Comprimentos de onda mais curtos tendem a ser mais afetados por esse padrão de espalhamento do que comprimentos de onda mais longos. A cor azul do céu é um exemplo desse tipo de dispersão.
- Espalhamento Mie: ocorre quando as partículas que interagem com a radiação são de maior diâmetro, por exemplo, vapor d'água e partículas de poeira. Esta radiação tende a influenciar mais comprimentos de onda mais longos. Pores do sol avermelhados são um exemplo de dispersão de Mie.
Se você quiser ler mais sobre a onda eletromagnética, você pode ver este link:
https://brainly.com.br/tarefa/46791244
#SPJ1