A integração comercial da África com os demais continentes do mundo ampliou-se a partir do século XV, com as grandes navegações portuguesas, que passaram a explorar economicamente a costa do continente. Porém, a partir dos séculos seguintes, a ligação comercial estreitou-se ainda mais com o tráfico internacional de escravos, no comércio triangular que unia África, América e Europa. [...]
O que contava nesse momento eram os mecanismos produtivos presentes no modo de produção capitalista, como o tempo de reprodução dos escravos e os gastos para essa reprodução, bem como os benefícios para o sistema capitalista que o trabalho do escravo geraria com seu trabalho, decorrentes também de sua produtividade. [...]
Com base nesse texto, a organização comercial das sociedades africanas favoreceu, mundialmente, a
a diversificação de práticas econômicas para grupos populares.
b repartição de terras improdutivas para grupos explorados.
c transição e consolidação de um processo econômico.
d unificação de sistemas de exploração cultural e política.
Respostas
O trecho destaca a inserção da escravidão no capitalismo e no seu desenvolvimento. A resposta correta é a letra C.
Capitalismo e Escravidão
O capitalismo sempre esteve presente no Brasil, e a escravidão foi essencial para a reprodução do capitalismo nas colônias. O capitalismo foi implantado pelos próprios portugueses, inserido aos interesses do país e os escravos respondiam às necessidades do comércio e da produção colonial.
Ou seja, a escravidão contribuiu para o desenvolvimento do capitalismo, pois não era vista como uma contradição dos ideais de liberdade. Para o homem branco, os escravos negros eram mercadorias e geravam lucro para eles. A liberdade e igualdade eram privilégios dos europeus.
Também havia trabalho assalariado, que era minoritário, no Brasil colonial. Os trabalhadores livres se dedicavam aos trabalhos especializados nos engenhos de açúcar. Também existiam os artesãos, por exemplo. O mercado interno, apesar de escasso, existia e visava a manutenção dos padrões de vida da colônia.
Características da escravidão colonial
- Eram considerados mercadorias.
- Trabalhavam em atividades pesadas e desgastantes.
- A alimentação era escassa para os escravos.
- Ficavam nas senzalas, que tinha péssimas condições.
- Recebiam castigos físicos e diversas formas de violência.
Diante desse cenário, os escravos resistiam à situação de diversas formas. Por exemplo, com a criação de quilombos.
Leia mais sobre os engenhos de açúcar: https://brainly.com.br/tarefa/39470373
#SPJ2
Resposta:
Letra C
Explicação:
Ouve uma mudança de giro econômico na epoca