No que se refere às políticas monetárias e fiscais, marque verdadeiro (V) ou falso (F):
a) O aumento das reservas obrigatórias, as operações de open market e a política de redesconto constituem três instrumentos que podem ser utilizados pelo Banco Central do Brasil, no sentido de realizar uma expansão da oferta monetária no país, gerando, assim, importantes estímulos à expansão do crédito bancário para as diversas atividades econômicas. ( )
b) Os bancos comerciais se diferenciam dos intermediários não bancários porque podem criar e destruir moeda na economia por meio dos depósitos à vista. ( )
c) Uma consequência inevitável da senhoriagem, ou seja, da emissão de moeda pelo Banco Central no sentido direto de financiar a política fiscal expansionista do governo, é o imposto inflacionário. ( )
d) Mesmo que o governo consiga obter superávit primário, ele ainda pode incorrer em déficit nominal e operacional devido ao pagamento de elevados juros sobre a dívida pública. ( )
e) Os títulos públicos emitidos pelo governo podem ser pré-fixados ou pós fixados, e podem adotar um fluxo de pagamentos simples (o investidor recebe o valor de face do título na data do seu vencimento), ou então, um fluxo de pagamentos por meio de cupons semestrais de juros. ( )
f) Os impostos indiretos (ou seja, aqueles que incidem sobre a o valor de uma transação econômica) constituem uma forma justa de cobrar impostos porque recai, inclusive, sobre aqueles que exercem atividades ilegais e não declaram imposto de renda. ( )
g) Diferentemente da política fiscal, cujo efeito sobre o nível do produto do país pode ser direto, o efeito da política monetária somente ocorre por vias indiretas. ( )
h) O Banco Central, ao possuir o monopólio da emissão de moeda, é detentor exclusivo do poder para modificar o montante dos agregados monetários, e assim a base monetária de um país. ( )
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
f
f
v
f
f
v
v
v
Explicação passo-a-passo:
❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás