[. ] Já interessado na expansão do império, Leopoldo II focou-se em conseguir a posse da rica região do Congo, que era cerca de 70 vezes maior que a Bélgica e possuía abundantes fontes de borracha, diamantes, ouro e marfim. Uma vez que o governo da Bélgica não quis se envolver na questão, o próprio Leopoldo II, como monarca constitucional, resolveu assumir o Congo como sua própria propriedade, a ser administrada não como uma colônia, mas como um bem pessoal da Coroa. [. ] Com base nesse texto, durante o Imperialismo, na Africa, o Congo sofreu um processo de A-conquista religiosa. B-dominação política. C-emancipação econômica. D-progresso cultural
Respostas
respondido por:
0
O Congo sofreu um processo de dominação política por parte da Bélgica através da partilha da África na conferência de Berlim. O Congo somente conquistou sua independência no ano de 1960. Portanto, o gabarito da questão encontra-se na letra B.
O que foi a Partilha da África:
Após a consolidação da Revolução Industrial, Inglaterra, França, Itália e Alemanha, buscaram avançar sobre o território africano em busca de matérias primas para suas indústrias.
Na conferência de Berlim, as principais potências europeias realizaram a divisão do continente africano, é importante frisar que nenhum país da África participou da reunião.
A divisão do continente africano após a conferência ficou da seguinte forma:
- Espanha: Ficou com as ilhas Canárias, Ceuta e Saara Ocidental
- Bélgica: Ficou com o Congo e Ruanda
- Inglaterra: Foi o país que mais ocupou países africanos dentre eles podemos destacar: Nigéria, Egito, África do Sul, Quênia, Sudão, Zimbábue e etc…
- França: Ocupou países como Mali, Senegal, Costa do Marfim, Argélia, Tunísia, Marrocos, Chade, Togo, Benin, República Centro Africana, Djibuti, Burkina Faso e Níger.
- Itália: Ocupou Somália e a Líbia.
- Alemanha: Ocupou Tanzânia, Namíbia e Camarões.
Leia mais sobre a partilha da África em: brainly.com.br/tarefa/485969
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás